quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A IGREJA DE SARDES - "Tens nome de que vives, e estás morto."

     "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas cousas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e consolida o resto que esta para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, de como tens recebido e ouvido, guarda-o, e arrepende-te. Portanto, senão vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti. Tens contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras, e andarão de branco junto comigo, pois são dignas" (Apocalipse 3.1-4)


     A falta da igreja de Éfesos foi abandono do seu primeiro amor. A da igreja de Pérgamo foi a sustentação das doutrinas tanto de Balaão como dos nicolaítas. A da igreja de Tiatira foi a tolerância para com Jezabel. E as de Sarde, qual era? Não está explícita sua falta, mas se o Senhor não achou ítegras as suas obras, ao ponto de dizer que ela tem fama de que vive, mas está morta, o pecado deve ter sido tão grande, que apenas um resto que já estava também para morrer é aconselhado a se consolidar. Talvez seja essa a segunda igreja pior dentre as demais, pois nenhuma qualidade, nada a seu favor foi encontrado, a não ser o resto que estava para morrer. Pode ser que esse "resto" seja referência a umas poucas que não contaminaram as suas vestiduras, que andarão de branco junto com o Senhor é que são dignas.

     Há os que acreditam que os pecados dessa igreja sejam de ordem moral, como imundícias pagãs. Nós pensamos que o seu pecado seja de ordem estritamente espiritual, tal como algo que atuava diretamente dentro do coração do líder daquela comunidade. O seu pecado estava aniquilando espiritualmente o restante daquela igreja. Todos sabemos que o pecado que mais rapidamente destrói os cristão é aquele que atinge diretamente a sua alma, tal como é o caso das imoralidades sexuais que afetaram as igrejas anteriores.

Deus Abençoe abundantemente.

(autoria Bispo Edir Macedo)


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário