terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CASAMENTO E ALIANÇA

     "Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, tomando todos esses, partiu-0s pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras e não partiu as aves". (Gênesis 15.9)

     No casamento há compromissos tanto do homem quanto da mulher e cada um tem suas responsabilidades. Juntos pelo laços do verdadeiro amor,conduzem à unidade indivisível de pensamentos e atitudes. Os compromissos de cada um sempre têm um objetivo comum com o outro. E ainda que os sacrifícios de cada um sejam demasiadamente grandes, a força da aliança os leva sempre a pensar nos objetivos comuns que são ainda muito mais importantes. Biblicamente, aliança é um acordo ou sociedade entre duas pessoas em que estabelecem compromissos de deveres, obrigações e privilégios, objectivando um bem comum entre as partes. No passado, a cerimônia de aliança era marcada pelo sacrifício e o sangue derramado era o selo da aliança . As partes envolvidas tomavam um ou mais animais e os sacrificavam. Em seguida os partiam ao meio; cada metade significando que se uma delas falhasse naquele pacto a outra parte teria direito de fazer com ela o mesmo feito ao animal. Ou seja: sacrifica-lo!

     A palavra empenhada das partes compactuadas não era suficiente para firmar o pacto, pois é peculiar do ser humano faltar com sua palavra, especialmente se a circunstância lhe é favorável. O sagrifício do animal lembrava o empenho do juramento que não poderia ser quebrado. Pois assim como a vida do animal não poderia ser reestabelecida, também a palavra empenhada não poderia ser quebrada.

     Basicamente, os compromissos assumidos numa aliança envolviam amor, confiança e fidelidade, os quais também firmam a base do casamento.

     Amigo leitor, a aliança de amor envolvia sagrificio, a oferta da vida por inteiro. Esse é o princípio da aliança de Deus com o homem retratado na bíblia, que mais tarde veio a ser simbolizado pelo casamento. O Antigo Testamento trata da aliança de Deus com Israel e o Novo Testamento trata da mesma aliança com aqueles que se rendem ao Filho de Deus de todo o coração, alma e entendimento.

     Daí a razão pelo qual o casamento tipifica a aliança com Deus, pois envolve a entrega total das vidas. O sangue derramado no ato conjugal na noite de núpcias é a marca viva que sela tal aliança. Assim como o amor de um homem para coma sua esposa deve ser puro e verdadeiro para que o casamento seja duradouro. "Até que a morte os separe", assim deve ser o amor do cristão para com Deus, para que este venha receber do Senhor todas as bênçãos prometidas em Sua palavra.

Que Deus abençoe a todos abundantemente!

Autoria Bp. Edir Macedo







Nenhum comentário:

Postar um comentário