terça-feira, 25 de outubro de 2011

O MENTIROSO

O problema do mentiroso não é apenas questão de mau caráter, mas seu envolvimento com o pai da mentira.

Como base de apoio de todos os pecados, a mentira e seus usuários sempre tentam se esconder nas mais profundas trevas. Território exclusivo de Satanás, as trevas podem esconder o mentiroso, mas com certeza também estará sob seu domínio e influência.

Daí a razão por que muitas pessoas, apesar de crerem em Deus, vivem como se Ele nem existisse. É que elas conhecem a verdade, mas fazem uso da principal ferramenta do inferno como qualquer incrédulo. E mesmo que suas mentiras não sejam tão grandes, ainda assim, são mentiras. Afinal de contas, pecado é pecado, independente do seu tamanho.

A Bíblia revela o poder nefasto da mentira, comparando-a às raposas num vinhedo. Como medida de precaução, os vinhedos eram protegidos por meio de cercas contra as raposas. Porém, o maior perigo estava justamente nas raposinhas, especialmente quando o vinhedo estava em flor, pois muitas vezes elas costumavam penetrar sorrateiramente, através de pequenas fendas nas cercas, e atacavam as videiras, roendo-lhes as raízes e destruindo toda a vinha.

No livro de Cantares de Salomão, a esposa, figura da Igreja, pede ao esposo, figura do Senhor Jesus, o noivo: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor” (Cantares 2.15).

Eis aí o grande perigo das “mentirinhas”. A pessoa diz uma aqui, outra acolá, e assim vai pouco a pouco deteriorando seus princípios espirituais cristãos.

Há cristãos que têm o maior cuidado em cercar “sua vinha” de tal forma a impedir o acesso das grandes raposas, mas relaxam com as raposinhas, as mais perigosas.

E é justamente o que tem acontecido na vida de muitos cristãos: cuidam em não falar “grandes” mentiras, mas fazem uso das “pequenas” na maior “cara-de-pau”.

E depois reclamam da Igreja, do pastor e até de Deus, porque não conseguem uma qualidade de vida melhor. Colocam a culpa de seus fracassos em tudo e em todos, menos em si mesmas!

E como poderiam requerer de Deus o cumprimento de Suas promessas verdadeiras, se estão sendo cúmplices do pai da mentira? Suas orações não passam de palavras vazias, sem sentimento nenhum de fé, devido à hipocrisia espiritual em que vivem.

Não podemos esquecer que a maior revolta do Senhor Jesus foi justamente contra os hipócritas.

Papai odiava tanto a mentira, que dizia: “Eu perdôo o ladrão, mas não perdôo um mentiroso”. Ele simplesmente não tolerava o mentiroso.

Quem tem parte com a mentira é conivente com o diabo. O Senhor disse: “Quando ele (o diabo) profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44).

Às vezes, o mentiroso consegue vantagens por breve tempo; porém, cedo ou tarde, sua mentira será revelada, e com ela a colheita dos seus frutos inevitáveis.

Porque assim como o fruto da verdade é a vida de paz com Deus, o fruto da mentira é a vida atormentada com Satanás.

O mentiroso é aquele que não apenas mente, mas ainda sustenta a mentira até à sua revelação.

O primeiro passo para a libertação espiritual é o abandono imediato da mentira. E enquanto o mentiroso não tomar atitude definitiva contra sua prática, jamais será liberto dos poderes das trevas!

É como disse o Senhor Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).





Deus abençoe abundantemente.

Autoria Bp. Edir Macedo
 
 
 
 
FÉ+REVOLTA
 
Wagner Juneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário