segunda-feira, 16 de julho de 2012

A FÉ INTELIGENTE


Muitos são aqueles que têm conhecimentos da Bíblia, porém nem todos têm o entendimento, que realmente faz a diferença. Muitos crêem em Deus, na Sua Palavra, mas suas vidas são tão pobres, tão mesquinhas, tão miseráveis, que têm vergonha de dar testemunho a respeito do Senhor Jesus. Não adianta falar palavras quando a vida não exprime aquilo que estão confessando. Esse quadro se repete em todo o mundo. Nas minhas viagens missionárias tenho encontrado pessoas sinceras, honestas e que não vivem na prática do pecado, porém a vida está totalmente arrasada. Vidas que são mais caricaturas do cristianismo do que propriamente pessoas cristãs,  sabe por quê? Porque atentam mais para o conhecimento bíblico do que para a prática daquilo que está escrito. Não adianta simplesmente ter o conhecimento bíblico. Satanás tem conhecimento da Bíblia, no entanto, não deixa de ser diabo. O que faz a diferença em nossa vida é o entendimento dela e sua praticidade. No Livro de Provérbios 19.8 está expresso exatamente isso: “O que adquire entendimento ama a sua alma...”

Amigo leitor, ao congregar, não vá apenas para somar conhecimentos bíblicos, históricos sobre Israel ou do cristianismo. Não! Mas deseje de todo o seu coração o entendimento e como a Palavra de Deus pode fazer a diferença em sua vida. Se o conhecimento não for plenamente entendido e praticado, então será apenas como um verso decorado. Por exemplo, existem aqueles que decoram apenas versos, que ficam gravados na memória, apenas isso. No entanto, não há entendimento do conteúdo. “... o que conserva a inteligência acha o bem.”A fé sem a inteligência não conduz a lugar nenhum, porque com a inteligência nós captamos o entendimento, o discernimento e conferimos as coisas espirituais. Eu não estou falando simplesmente de uma inteligência de grau ou de autoconhecimento, pois isso não é suficiente. Estou me referindo à inteligência espiritual. Quando a pessoa tem o entendimento da Sagrada Escritura e a pratica, então ela confere em sua própria vida o resultado da fé inteligente. Porque uma fé sem inteligência leva as pessoas ao fanatismo, oriundo de uma fé sem sabedoria. Não basta crer em Deus, é preciso que se tenha mais do que essa convicção. É preciso, por exemplo, que se tenha uma experiência com o Senhor Jesus. A Palavra de Deus produz entendimento para aqueles que a buscam. Muitos estudiosos conhecem profundamente a Bíblia, mas não têm entendimento e discernimento espiritual, que é de suma importância para o nosso bem-estar.



Que Deus abençoe todos, abundantemente.

Autoria Bp. Edir Macedo


Fé+Revolta
Obreiro Wagner Juneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário