sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O BRASEIRO

     "Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá a parte dos bens que me cabe. E ele repartiu os haveres. Passado não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente." Esse filho, citado no livro de Lucas (15.11-12), requereu do pai a pare da herança que lhe cabia, pois queria viver sua própria vida com liberdade. O pai, embora o amasse muito, nada pode fazer.
     A pessoa que vive uma vida dissoluta, longe de orientação segura, de disciplina, de visão espiritual do pai, naturalmente acaba ajuntando-se com pessoas incrédulas que nada tem haver com a sua fé. Enquanto possuía dinheiro, ele se manteve nessa vida.
     "Depois de ter consumido tudo, sobreveio aquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade", (Lucas 15-14). O filho pródigo começou a passar necessidade porque o dinheiro havia acabado e ele não trabalhava mais, e tampouco exercitava a sua fé. A exemplo de muitos que deixaram de congregar, perderam o temor das coisas de Deus por não manterem mais comunhão com o Criador, enfim vivem uma fé particular.
     Muitas pessoas afirmam que não é preciso ir à igreja para manter a fé, porém, se brasa esta longe do braseiro ela acaba se apagando. A verdade é que todos precisam congregar para ouvir a Palavra, desenvolver e exercitar a sua fé.
     Quando o homem entende isso, na verdade, ele passa a movimentar a fé. Diferente de quando está em casa ouvindo: não absorve conhecimento e, tampouco, consegue exercê-lo. O Senhor Jesus criou a sua Igreja para que as pessoa pudessem se reunir através de uma fé, pois igreja é a comunhão de pessoas que professam a mesma fé e propósitos, com intuito de resolver problemas e louvar a Deus.
     Quando está em casa sozinha ou envolvida com pessoas que não comungam do mesmo pensamento, a tendência é que ela enfraqueça, pois está afastada do braseiro e fica difícil se fortalecer e, tampouco, receber instrução de como vencer as dificuldades da vida. Sem esse fortalecimento, ela fica impossibilitada de vencer os obstáculos que virão.
     Mesmo ouvindo as mensagens pela rádio ou assistindo os programas da igreja pela televisão, isto ainda não é suficiente, porque o que ensinamos dentro da igreja é diferente, o ambiente é de fé. Em casa existem muitas dificuldades e problemas nos quais a pessoa acaba se envolvendo, mas quando vão a casa de Deus os pensamentos são outros. Na igreja, dividimos experiências e isso faz construir dentro de nós uma fé sólida fundamentada.
     Sabe, amigo leitor, quando o cristão deixa de congregar, se enfraquece. Pode a brasa manter-se viva fora do braseiro? Não tem condições.

Deus abençoe abundantemente!

(Autoria Bp. Edir Macedo)



Um comentário:

  1. Concordo plenamente e sou testemunha ocular disso. Vi acontecer na minha vida quando deixei de estar na casa de Deus. Primeiro a pessoa deixa de ir um dia só, alegando cansaço, depois outro e quando a pessoa caem em si e em sua grande maioria não acontece , sua alma esta compromentida e em grande risco.

    Núbia

    ResponderExcluir