quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SUBIDA AO MONTE SINAI

     Moisés, ao subir o Monte Sinai, era pastor de ovelhas do seu sogro. Quando chegou no topo do monte e teve um encontro com Deus, saiu da condição de empregado a líder de uma nação de três milhões de pessoas. Deus jamais permitirá que aconteça algo sem uma propósito, e apesar dos hebreus serem escravos, pois isso representava um desafio a Moisés, o Senhor, ao lhe dar esta responsabilidade, deu-lhe também autoridade espiritual, condições e poderes para agir no Egito. E assim ele o fez, agiu no Egito com o seu cajado, e livrou o povo de Israel do jugo egipcio.

     Amigo leitor, Moisés era um hebreu nascido no Egito e que recebeu a educação daquele país, além de usufruir a mordomia durante muitas décadas; ele sabia tudo sobre aquele povo. Aos 40 anos, teve que fugir para o deserto, por ter matado um egípcio ao defender um judeu. No deserto, Moisés aprendeu o que é sofrimento, solidão, angústia, dor, durante mais quarenta anos. E quando chegou ao Monte Sinai, já com 120 anos, entrou na terceira fase com mais quarenta nos. Desta vez, ele veio a ser o libertador, o grande estadista, o homem que tirou um povo de três milhões de pessoas do Egito.

     Nesses quarenta anos que lutou para trazer o povo de Israel à Terra Santa, Moisés passou por muitas lutas, só que adquiriu experiências, pois já havia superado as agruras do deserto. Dai a razão de Deus ter permitido a Moisés enfrentar todo aquele sofrimento durante quarenta anos, para que ele soubesse como sobreviver com aquele povo. E a dificuldade de Moisés era grande, pois aquele povo não era nação formada e não havia leis.

     Moisés foi chamado de louco por seu sogro, por achar que ele não tinha condições de cuidar de tudo sozinho e sugeriu e descentralização do poder com subchefes liderando cada grupo. Mas durante estes quarenta anos, até chegar novamente ao Monte Sinai, (já havia subido a primeira vez para escrever os dez mandamentos que quebrou devido à corrupção do povo, mesmo após verem os milagres da abertura do mar, das dez pragas, e tantas outras maravilhas de Deus), subindo, falou com Deus para trazes a liberdade para o seu povo e uma palavra e conforto aos israelitas, a um povo que uma vez havia provocado a ira de Deus adorando a um bezerro de ouro.

     E é esse o propósito dos bispos que vão subir o Monte Sinai com o objetivo de trazer libertação, conforto e a presença de Deus ao povo. Talvez você esteja desesperado (a) e já sofreu tanto quanto o povo judeu no Egito. Meu amigo, esta subida do Monte Sinai é para mudar a sua vida, nós vamos levar o seu pedido, a sua súplica ao mesmo lugar que Moisés esteve a cobrar de Deus Suas promessas e exigir que Ele nos use assim como usou muitos profetas em suas respectivas épocas. Ele é o mesmo Deus e, assim como respondeu a todos os profetas, há de nos responder em nome de Jesus.

Que Deus abençoe abundantemente.


(autoria Bp. Edir Macedo)



2 comentários:

  1. monte sinai gera filhos para es cravidão.

    iurd gera filhos para escravidão.

    ResponderExcluir
  2. vcs não leem a bíblia nâo!?

    ResponderExcluir