quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O INIMIGO DO HOMEM


     O ser humano é um dos seus maiores inimigos, podendo se considerar um vencedor apenas quando conseguir dominar a si mesmo. Até então ele tem de lutar para controlar a língua, evitar o orgulho e a sede de glória desse mundo; conter o espírito de vingança, controlar a gula, frear a cobiça e os desejos ilicitos; eliminar a preguiça e a indolência, enfim fugir de toda e qualquer aparência do mal. Entre os nascidos da carne não há quem o consiga, mas somente os nascidos da água e do Espírito Santo.
     Nos seus melhores dias, Salomão foi inspirado a escrever: "Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." (Pv. 16.32). Humanamente falando é impossível a pessoa dominar o seu espírito e manter o equilíbrio. Quando acerta de um lado, falha de outro; e quando consegue reparar um erro, comete outro ainda pior. Há lutas internas e externas, a cada instante, que o mortal não consegue vencer, mesmo se esforçando ao maximo; contudo sua "carne é fraca".
     Por outro lado sabemos que as conquistas exteriores dependem da vitória do homem interior. Essa é mais uma razão por que muitos cristãos têm fracassado: pensam que pelo fato de terem o batismo com o Espírito santo as conquistas externas serão automáticas. É claro que não! O selo divino tem a finalidade de capacitar-nos interiormente para confrontar os desafios cotidianos da vida. Com o batismo somos levados ao domínio próprio, ferramenta indispensável ao homem interior para vencer a si mesmo.
     Se um determinado alimento, por exemplo, engorda e eu não quero engordar, com o batismo do Senhor Jesus eu tenho condições de evitá-lo. Mas veja: eu tenho condições de evitá-lo! Isso não significa dizer que necessariamente vou fazê-lo, pois o Espírito Santo não me obriga a nada. Mesmo estando habilitado e resistir ao mal, eu, e somente eu, tenho que determiná-lo definitivamente.
     A mesma atitude tenho que ter para com qualquer outra forma de pecado em geral. O Espírito Santo sempre me alerta sobre algo pecaminoso, mas somente eu tenho que decidir se vou em frente ou se o evito. a decisão é exclusivamente minha.
     Quando a pessoa não tem o selo do Espírito Santo ela tem consciência do pecado, mas nem sempre tem a resistência suficiente para evitá-lo. O que fazer então? O jeito é buscar urgentemente o batismo com Espírito Santo e não sossegar enquanto não alcançá-lo! Porque disso depende a sua vitória interior e consequentemente as conquistas exteriores.

Deus abençoe abundantemente.

(Autoria Bp. Edir Macedo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário