quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A MULHER, SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS - Estudo II

Controle a sua língua
Se você é mulher de um homem de Deus que está no altar, sua palavra pode levar seu marido a conquistas extraordinárias, mas pode levar a derrotas e fracassos terríveis.

Se você é uma mulher sábia, cheia do Espírito Santo, e vê alguma coisa errada que seu marido esteja fazendo, contra a Palavra de Deus, se está sendo um entrave na Sua obra, você tem obrigação de orar por ele, mas não pode compactuar. Não que vá abandoná-lo, mas vai reagir orando a Deus, não aceitando isso no seu marido.

Suponhamos que ele seja muito nervoso que trate mal o povo. Você tem que orar a Deus. Se, por acaso, seu marido está trabalhando na Igreja Universal do Reino de Deus, você tem obrigação de trazer à direção da igreja esse conhecimento, para que se chame a atenção dele, se venha a corrigi-lo, ensiná-lo, adverti-lo, para que não faça mais aquilo. Você estará “salvando a pele” dele e a sua, pois se compactuar com ele, ficar calada mediante seus erros, fraquezas e falhas, estará sendo conivente.

Se você é mulher de Deus, não pode aceitar os erros. Você tem que reagir; dar um basta nisso! Mas veja bem: é preciso que ele esteja fazendo algo contrário às Escrituras Sagradas. Caso esteja agindo dentro da Palavra de Deus, cuidado para não impedir que ele desenvolva seu ministério. Você não deve, em hipótese alguma, trazer palavra para ele que venha a destruir o trabalho que está realizando.

Suponhamos que seu marido esteja fazendo a obra de Deus no altar, trabalhando, lutando, se sacrificando, orando, clamando, chorando na presença de Deus pelo povo, e você faça amizade com algumas pessoas e elas comecem a lhe trazer problemas, fofocas, fatos os quais você não esteja vendo, apenas ouvindo falar. Se você levar ao conhecimento do seu marido e o influenciar a tomar decisões, ele pode decidir erradamente, de forma contrária à vontade de Deus. Nesse aspecto você estará sendo um entrave na obra de Deus. Ao invés de ajudar, estará atrapalhando. O trabalho na obra de Deus pertence ao Espírito Santo, que usará o Seu servo. Tudo que diz respeito à Igreja, à obra de Deus, é o Espírito Santo quem dirige.

Você não pode se intrometer na direção da igreja. A mulher do pastor não é pastora. A mulher do bispo não é ‘bispa’ (episcopisa). Se você, mulher de Deus, ouvir falar de alguma coisa errada, uma fofoca dentro da igreja, sua obrigação é orar a Deus pedindo para retirar esse espírito de fofoca, de ‘disse-me-disse’ de dentro da Igreja; para mostrar ao Seu servo aquilo que deve ser feito.

Eu tenho muitas falhas; muitos erros. Se a minha esposa Ester apontá-los, eu não vou aceitar. Ela ora a Deus, pedindo para Ele me mudar. O Espírito Santo toca no meu coração e eu me conserto. É assim que a obra de Deus é feita.

Se você mesma, esposa, tentar mudar seu marido com suas próprias palavras, é capaz de destruí-lo. Você precisa contar com o Espírito Santo. Se alguma coisa deve ser feita na igreja, você precisa orar a Deus. Não se envolva com o povo que chega na igreja, porque o povo chega cheio de problemas; são pessoas de diferentes classes, com diferenças de educação. É preciso ter sensibilidade. A pessoa precisa estar no altar de Deus para saber lidar com o povo. São muitos problemas e você, esposa, não está acostumada; não tem o espírito que tem o seu marido, porque o cajado está com ele.

A mulher sábia se mantém calada. Não é você que vai dirigir a igreja. Ela é conduzida pelo próprio Deus. Se a mulher é sábia, temente a Deus, sabe se posicionar no seu lugar. Ela cuida da casa, não o marido. Ela educa seus filhos; lhes ensina o que devem fazer; tem autoridade sobre eles, dentro de casa. Na igreja, todavia, a autoridade pertence ao marido, que está no altar, tendo mais sensibilidade para ouvir a voz de Deus.

A esposa de bispo, ou do pastor, se mantém numa posição bem discreta, tal qual mulher sábia e sensata, falando o necessário. Vejam por exemplo a minha esposa Ester. Ela nunca se envolveu na igreja. Não a vemos pregando ou tomando decisões.

É preciso tomar muito cuidado com a língua. A Bíblia diz, no livro de Tiago, que todos tropeçamos em muitas coisas; se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo. Com raras exceções, a mulher fala demais. Muitas não ganham seus maridos para Jesus por causa dessa insensatez. São egoístas, porque não querem ouvir; só falar. Graças a Deus a minha esposa fala pouco.

Aquele que fala muito, peca muito. Quem fala, planta; quem ouve, colhe. Uma palavra mal colocada pode trazer atritos, pois é tal qual uma fagulha: pode incendiar uma floresta. Não fale mais que o suficiente; procure usar bem suas palavras, porque atrás delas vêm as conseqüências, boas ou más. Desculpem-me a fraqueza, mas é a verdade. Talvez o seu grande problema, mulher, seja esse. Você não consegue ganhar seu marido para Jesus porque fala demais. Fala dez palavras boas e mil imprestáveis. Procure falar o certo; construtivo; edificante. Ore a Deus, especialmente pela madrugada, pela Igreja, por seu marido, por todos nós.


Autoria bp. Edir Macedo





Fé+revolta
Obreiro Wagner Juneo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário