segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A SUTILEZA DO ENGANADOR


Se por um lado a primeira impressão é a que fica, por outro as aparências enganam. Por isso, seria prudente que, para evitar enganos e aborrecimentos futuros, as pessoas não se deixassem levar pela emoção. Quer dizer, elas não deveriam tomar atitudes com base apenas na impressão ou sensação que algo ou alguém lhes passa. Todavia, não é isso que temos observado, principalmente em relação à fé!

O ser humano é muito mais suscetível à emoção do que à razão, ou seja, sua percepção do mundo é feita a partir dos cincos sentidos: paladar, tato, olfato, audição e visão. E ardilosamente o mal tem se aproveitado deste fato para implantar o engano dentro do corpo de Cristo, que é aIgreja, com o intuito de neutralizar a fé e fazer com que muitos percam a salvação (Hebreus 10.38).
 
Há casos, inclusive, em que a música e a própria Bíblia são usadas de forma distorcida para iludir os menos cautelosos.

Entretanto, o próprio Senhor Jesus já havia alertado que tais fatos aconteceriam: “Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos (Mateus 24.4-5). Mesmo assim é comum vermos pessoas que se dizem cristãs, mas que na realidade só participam dos cultos porque se sentem bem ao ouvir canções e mensagens que falam de amor e paz. Porém, ao saírem da reunião o bem-estar acaba e as conturbações cotidianas voltam a atormentá-las. Em outras palavras, elas vivem uma fé emotiva. Por essa razão, tornam-se presas fáceis do engano satânico.

O apóstolo Paulo também advertiu: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz(2 Coríntios 11.14). Ou seja, o mal é capaz de aparentar uma figura pura e santa e assim sensibilizar e enganar mais facilmente.

Essa é a razão de constantemente destacarmos a importância do novo nascimento, pois só recebendo do Espírito Santo a natureza espiritual é possível ficar imune a esse tipo de engano maligno.

Quando a pessoa é transformada de alma vivente para espírito vivificante por intermédio do batismo nas águas e no Espírito Santo, torna-se filho de Deus e passa a ter discernimento espiritual para detectar e fugir dos enganos. Também se torna apta para de fé em fé ir vencendo os pequenos males, depois os médios e grandes até chegar ao ponto de vencer o mundo, conforme está escrito: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo” (1 João 5.4). Quer dizer, por mais ardiloso que o mal possa ser, ele não conseguirá enganar os verdadeiros cristãos!

Amigo leitor, o Espírito de Deus alerta, instrui, inspira, orienta, aconselha, mas nunca obriga ninguém a fazer a Sua vontade! Portanto, cabe a você não se deixar enganar por falsas doutrinas. Afinal, elas podem até produzir uma sensação passageira de bem-estar, mas no fundo só contribuem para afastá-lo do verdadeiro caminho da salvação.


Deus abençoe a todos abundantemente.

 

Autoria Bp. Edir Macedo

 

Fé+Revolta

Wagner Juneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário