sábado, 6 de outubro de 2012

OS PERIGOS DO PODER


“Ao insensato não convém a vida regalada, quanto menos ao escravo dominar os príncipes!” (Provérbios 19.10).

Em determinados reinados, os homens que no passado foram escravos, quando tomavam posse do seu governo, agiam pior do que os seus antigos senhores. Eles até sabiam obedecer, mas não tinham experiência e tão pouco condições para dominar.

Nos Estados Unidos, muitos jovens estão ganhando rios de dinheiro trabalhando na área da informática, porém, esses mesmos jovens caem numa grande frustração, pois quando o ser humano não tem nada e, de repente, vê os seus sonhos se tornarem realidade da noite para o dia, e não tem estrutura para gerenciar tal negócio, sucumbe!

E aquele que não tem uma base interior e fica rico da noite para o dia, não consegue manter a sua riqueza. Ele faz tudo o que não podia, troca os pés pelas mãos e o que é pior, acaba se destruindo aos poucos. Daí a razão de muitos jovens, que enriqueceram da noite para o dia, se suicidarem. Vivem depressivos à base de calmantes, pois têm aquele desejo grande de tomar posse das coisas e quando tomam, não tem sensatez para ver, definir, e administrar a sua vida com aquelas coisas que adquiriu.

Da mesma forma é o escravo que se torna príncipe. Aquele que nunca teve nada na vida e sempre foi obrigado a servir e, de repente, da noite para o dia, muda sua vida. Imagine o que essa pessoa pode fazer com os outros? Se não tiver sensatez, prudência e equilíbrio para fazer bom uso da sua inteligência, acaba se destruindo.

Um bom exemplo são os muitos jogadores de futebol, artistas de cinema e de televisão. Quantos famosos morreram sem prestígio, sem amigos ou parentes? E por que isso acabou acontecendo? Embora tenham conquistado a fama, a riqueza através do seu talento, deixaram a riqueza adquirida subir à cabeça. Assim também é o escravo quando se torna príncipe.

“A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.” (Provérbios19.11).

Em outras palavras, o homem discreto é paciente por natureza e sua glória e seu prazer é perdoar as injúrias, o que tem sido muito difícil para o homem natural. E isso só é possível quando a pessoa recebe um coração novo, de Deus. A partir daí é que ela tem disposição para dar a outra face e perdoar.

E se você, amigo leitor, quer andar de acordo com a Palavra de Deus, tem que ter um novo coração. Pois se você não tiver nascido de novo, então é impossível o seu enquadramento neste versículo.

 
Que Deus abençoe a todos abundantemente.
 
Autoria Bp. Edir Macedo
 
 
 
Fé+Revolta
Wagner Juneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário